País: Brasil Portugal
Ainda não iniciou sessão (Inicie sessão ou cadastre-se)
Bem vindo ao Fórum da Casa Brasil: o sítio certo para falar sobre casas! Para comprar, vender, alugar, financiar, construir ou equipar.
Para fazer perguntas, responder a outros usuários ou iniciar um tópico apenas necessita escolher um nome de usuário, uma senha e facultar um email válido.

Passo 1: se regista aqui; Passo 2: clica no botão "Criar um tópico"; Passo 3: escreve sua mensagem e envia.
Depois, é só aguardar que alguém responda. :) Esse aviso sairá logo que esteja cadastrado.
  1.  # 1
    Ola boa tarde, queria uma dica pois acabo de comprar um lote e pretendo começar a construir porem nao sei nada a respeito como faço para ficar com minha construção (obra) toda legalizada junto a prefeitura de minha cidade Gov Valadares - MG, sei de inicio que o certo e contratar um engenheiro/arquiteto, mas queira ter um ideia de quais são os processos pois tive um amigo que assim como eu não sabia de nada e acabou pagando mais caro, foi vitima de um mal profissional que aproveitou de sua inesperiencia
    • Roney
    • 19 Fevereiro 2010
     # 2
    Situações dessa natureza mudam muito de município para município. Fora a tx do crea, que é obrigatório pagar em todos os estados, mas que o valor não é o mesmo de estado para estado; tem-se as txs da prefeitura - que é livre em legislação para cobrar o valor que acha, ou seja, iso não é tabelado.

Aqui no Ma, para construções de até 80,00m², o crea aceita um técnico em lugar de um eng.; entretanto, esse pode não ser o caso do seu município.
    De modo geral fica isso:
    -txs do crea
    -txs da prefeitura (licença para construção, normalmente com prazo de validade de 6 meses)
    -mão de obra do projeto(engenheiro).
  2. Estas pessoas agradeceram este comentário: jakson
    • Roney
    • 19 Fevereiro 2010
     # 3
    Só por curiosidade, qual a metragem do seu lote? (larg. x comp.)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jakson
  3.  # 4
    Obrigado vc tem algum site onde posso ver dicas legais ou fazer esboços de construção, pois ainda não tenho nada por isso queria ver projetos, plantas etc, a unica coisa que sei que quero um sobrado de 03 quartos sendo uma suite bem grande e uma sala de tv/som tipo uma sala de espera no 2ºpiso e ainda o meu quarto nos fundos pois o lote(06m frente e 40fundos) é em uma area alta e de la vejo quase toda a cidade o ruim é que o mesmo ficara exposto ao sol a parte da tarde que em minha cidade é facil atingir 40º tem alguma dica como unir o util ao agradavel
    • Roney
    • 22 Fevereiro 2010
     # 5
    Sobre os 40º, não se incomode, vc não é o único...

Sobre os exemplos que vc pediu, uma boa maneira de solucionar seu problema, logo de cara, seria baixar o sweet home (doce lar), programa de fácil manuseio, em português, que te dá a possibilidade de fazer a casa da maneira que quizer, dentro da área que vc tem - que sinceramente falando, não é pequena.

Minha casa mesmo tem +- as mesmas coisas que vc citou, só que c/ uma sala de jogos em lugar de três quartos. mas tem a suíte - espaçosa como vc imagina (30,00m²), que ora, enquanto não está totalmente mobiliada, faço de escritório.

Só tem uma diferença: meu terreno só tem 5x15... Grande não?

Mas bem, como falei, esse programa pode te ajudar muito.
    Boa sorte!
    Me retorne posteriormente informando o resultado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jakson
    • Roney
    • 22 Fevereiro 2010
     # 6
    Não sei se dá a entender, mas também não sou engenheiro. Apenas tenho conhecimento em desenho industrial.
  4.  # 7
    Valeu por enquanto Roney, fiquei um pouco constrangido em falar o tamanho do quarto , mas pelo que entendi é mais ou menos o tamanho que precisamos, estarei baixando o site.
    • Roney
    • 23 Fevereiro 2010
     # 8
    Constrangido porquê?
    A ABNT, não recomenda valores máximos de cômodos em nenhuma situação. Ela recomenda sim, valores mínimos (quee para quartos comuns são 2,70 x 2,70), ou seja, maior que esse valor será confortável e sem problema do ponto de vista técnico-estrutural, mas menor que esse valor o CREA BARRA a obra, ou não aprova o projeto em qualquer lugar do país.

Boa sorte!
    Se precisar estou aqui...