País: Brasil Portugal
Ainda não iniciou sessão (Inicie sessão ou cadastre-se)
Bem vindo ao Fórum da Casa Brasil: o sítio certo para falar sobre casas! Para comprar, vender, alugar, financiar, construir ou equipar.
Para fazer perguntas, responder a outros usuários ou iniciar um tópico apenas necessita escolher um nome de usuário, uma senha e facultar um email válido.

Passo 1: se regista aqui; Passo 2: clica no botão "Criar um tópico"; Passo 3: escreve sua mensagem e envia.
Depois, é só aguardar que alguém responda. :) Esse aviso sairá logo que esteja cadastrado.
  1.  # 1
    Boa Noite.

Ganhei do meu irmão um terreno e quero passa-lo para meu nome. Aqui mesmo no site encontrei a informação de que uma doação seria mais recomendado , fui no registro de imóveis e a informação que recebi é que agora pode apenas fazer doação de meio terreno e não de um terreno inteiro , alguém sabe se procede esta informação ? e onde posso obter informações sobre este assunto .
    Aproveitando , renovo a pergunta , onde vou pagar menos impostos , em uma doação ou registrar uma compra do terreno?

Certo da atenção , No Aguardo
    Odirlei
  2.  # 2
    Ola odirlei
    o mais certo e você apanhar com ele uma procuração lhe dando plenos poderes sobre este terreno.
    após ele lhe dar a procuração vc passaria o imovel para uma pessoa de sua confiança pois vc tem a procuração e assina pelo seu irmão.
    Após isso concretizado essa pessoa lhe passaria o terreno.
  3.  # 3
    O doador se tiver filhos ou pais vivos (herdeiros necessários) só poderá doar a metade, porque a outra metade chamada de legítima pertence aos herdeiros. Se ele não tiver herdeiros pode doar tudo, não se esqueça da mulher que via de regra é dona da metade e agora pelo novo CC também é herdeira.
    Nesse caso, o melhor é vender por um preço baixo a venda, parece, que não tem restrição, qualquer um tem o direito de vender aquilo que é seu. Se for casado a mulher tem que assinar.
    Outra coisa: a doação tem o imposto de transmissão de 4 % e a venda 2 % , mais um motivo para vender.